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segunda-feira, outubro 6, 2025

Câmara de Manaus aprova lei que cria frente parlamentar em defesa da BR-319

O texto teve o parecer aprovado em duas votações e foi promulgado na mesma sessão

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A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou e promulgou, nesta segunda-feira, 6, o projeto de lei que cria a Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, rodovia federal que conecta Manaus (AM) a Porto Velho (RO). A proposta é de autoria do vereador João Paulo Janjão (Agir) e foi subscrita por outros 22 parlamentares.

O texto teve o parecer aprovado em duas votações e foi promulgado na mesma sessão, presidida pelo vereador David Reis (Avante). A frente parlamentar terá como foco a realização de debates, estudos e ações voltadas à pavimentação, manutenção e reestruturação da BR-319, além de servir como espaço de articulação política para destravar as obras.

A criação da frente vinha sendo discutida na Casa desde março deste ano. Segundo o autor do projeto, a intenção é fortalecer a união de forças políticas em torno da pauta, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e a integração viária da região.

Importância estratégica

Atualmente, Manaus é a única capital brasileira sem ligação terrestre com o restante do país, o que torna a rodovia um ponto crucial para a logística e o escoamento de produtos da Zona Franca e do interior do estado. A falta de pavimentação adequada impacta diretamente o custo do transporte, a competitividade econômica e a integração regional.

Apesar do reconhecimento da importância da obra, a BR-319 se arrasta há décadas, marcada por impasses políticos, embargos ambientais e disputas entre ministérios. Parlamentares do Amazonas têm criticado especialmente a postura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PT), apontada como um dos entraves para a liberação integral das obras.

Leia mais: Com estrada tomada por lama, ministro Silvio Costa diz em Manaus que BR-319 é “prioridade de Lula”

Situação atual das obras

O Governo Federal, por meio do Novo PAC, anunciou o investimento de R$ 163 milhões para a pavimentação de 20 quilômetros remanescentes do Lote C, entre o km 198 e o km 218 da rodovia.

Em agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a terraplenagem desse trecho e iniciou a aplicação do asfalto. A previsão é que o serviço seja concluído até o final de 2026.

Mesmo com os avanços pontuais, contudo, a retomada completa da BR-319 segue como uma promessa histórica.

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