O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, fez um “grave alerta” na última terça-feira, 30, sobre a situação crítica enfrentada pelas Forças Armadas brasileiras. Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, ele revelou que o país teria apenas 30 dias de munição em caso de conflito armado.
“Falta combustível, faltam peças, falta munição. Nós temos 30 dias de munição, 30 dias espanta o inimigo, mas se ele voltar outra vez, não tem o que fazer”, declarou Múcio, ressaltando a vulnerabilidade das tropas diante de um cenário de guerra.
Leia mais: Em meio à visita de ministro no AM, município de Envira registra ataques com ônibus incendiados
Segundo o ministro, o Brasil, apesar de ser o maior país da América Latina e responsável por 52% do PIB da região, enfrenta dificuldades para manter a estrutura básica de defesa. “Temos bastante equipamento comprado, mas não temos dinheiro para comprar peças”, explicou.
Múcio afirmou ainda que buscava apoio do Legislativo para recompor o orçamento da Defesa e reverter o quadro de penúria que, segundo ele, compromete a soberania nacional. “Eu vim atrás de ajuda”, disse aos parlamentares.
Ver essa foto no Instagram