O Partido Liberal (PL) tem intensificado as articulações para tentar dissuadir o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de disputar a Presidência da República em 2026. A ideia, defendida por dirigentes da legenda, é que ele concentre esforços em uma candidatura ao Senado Federal. O assunto foi pauta de duas reuniões recentes da sigla, segundo a CNN.
As discussões acontecem em um momento delicado para o parlamentar, que pode enfrentar uma suspensão de seis meses no Conselho de Ética da Câmara em razão de sua atuação política nos Estados Unidos.
Entre aliados do PL, cresce a avaliação de que a postura de Eduardo tem causado atritos dentro do partido e desgaste junto a setores importantes da economia, como o agronegócio. Há quem veja em suas declarações internacionais prejuízos não apenas à própria carreira, mas também à imagem do Brasil.
Apesar da pressão, a palavra final sobre o futuro político do deputado dependerá do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Enquanto isso, Eduardo mantém posicionamentos que divergem da estratégia da legenda, como a defesa pública de uma anistia ampla e irrestrita para investigados pelos atos de 8 de janeiro — proposta que não encontra respaldo suficiente no Congresso.
*Com informações da CNN
Leia mais: Eduardo Bolsonaro critica senadores que barraram PEC da Blindagem: ‘Serviçais’