O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (2) que a COP 30, marcada para novembro em Belém (PA), não terá caráter luxuoso. Segundo ele, durante os dias da conferência, não pretende se hospedar em hotéis. “Vou dormir em um barco”, afirmou.
Durante agenda na Orla de Breves, no Pará, onde inaugurou duas escolas de ensino fundamental — São Sebastião Rio Limão do Japichaua, na zona rural do município, e Francisco Chagas da Costa, em Melgaço —, Lula reforçou que o evento será “a COP da verdade”. “É preciso mostrar ao mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade”, disse.
O presidente ainda questionou o compromisso das principais lideranças globais com a crise climática. “Quero saber se Trump, Xi Jinping, Macron estão realmente preocupados em enfrentar o problema. Para manter nossas florestas em pé, é fundamental que aqueles que poluíram o planeta por muito mais tempo do que nós ajudem a pagar para que possamos garantir qualidade de vida ao povo da Amazônia”, declarou.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro. Ainda nesta quinta, Lula deve visitar obras preparatórias para o evento, acompanhado do ministro do Turismo, Celso Sabino, que já anunciou sua saída do cargo após pressão do União Brasil, partido ao qual é filiado.
*Com informações da CNN
Leia mais: COP30: preço abusivo de hotéis expõe atraso do governo em medidas de controle