O governador Wilson Lima (UB) anunciou, nesta terça-feira, 30, a deputada estadual Joana Darc, do mesmo partido, como a nova secretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Amazonas. Com a nomeação, a parlamentar se licencia da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e abre espaço para movimentações políticas na suplência.
O anúncio ocorreu pelas redes sociais do governador, logo após vistoria nas obras do Hospital Veterinário Público do Amazonas, em Manaus, orçado em R$ 3,7 milhões e com inauguração marcada para o próximo sábado (4).
“A deputada Joana Darc, protetora dos animais, está se licenciando da Assembleia Legislativa para assumir a nossa Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. Ela vai contribuir com essa política fundamental de proteção aos animais, especialmente os que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade”, disse Wilson Lima em vídeo.
Leia mais: Wilson Lima destaca trabalho conjunto do governo para fortalecer políticas de proteção infantojuvenil
Ver essa foto no Instagram
Efeito cascata na política
A saída de Joana Darc abre vaga na Aleam que poderá ser ocupada pela vereadora Professora Jacqueline (UB), primeira suplente do partido nas eleições de 2022. Caso isso se confirme, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) também sofrerá alterações.
A cadeira de Jacqueline poderia ser assumida pelo ex-presidente da CMM, Caio André, atual secretário de Cultura do Estado. Se ele optar por continuar no governo, o posto ficará com o ativista da causa animal Amauri Gomes.
Outra possibilidade em análise e comentado nos bastidores da política amazonense, é Jacqueline permanecer na CMM, o que abriria espaço para a segunda suplente Brenda Dianná (UB), ex-vereadora de Parintins e que foi pré-candidata a prefeita do município em 2024, com apoio de Wilson Lima no pleito.
Quem é Joana Darc
Natural de Manaus, Joana Darc Cordeiro de Lima é conhecida como defensora da causa animal no Amazonas. Foi eleita pela primeira vez em 2016 como vereadora de Manaus e, em 2018, conquistou seu primeiro mandato de deputada estadual.
Reeleita em 2022 com 87.182 votos — o maior número já obtido por uma mulher na história do Amazonas —, Joana Darc também atua em pautas voltadas às mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.
O Convergente entrou em contato com a deputada para saber se, mesmo assumindo a secretaria, ela pretende disputar algum cargo eletivo nas eleições de 2026. Até o fechamento desta reportagem, não houve resposta.
A reportagem questionou também, por meio da assessoria, se a vereadora Professora Jacqueline pretende assumir o posto de deputada estadual e aguarda retorno.