A saída da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para assumir a recém-criada Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal provocou forte movimentação nos bastidores da política amazonense. Isso porque a vaga deixada pela parlamentar pode gerar mudanças em cadeia tanto na Aleam quanto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Com a licença de Joana Darc, a primeira suplente do União Brasil, vereadora Professora Jacqueline, é a mais cotada para assumir o cargo de deputada estadual. No entanto, caso Jacqueline opte por permanecer na Câmara de Manaus, a vaga na Aleam será destinada para outro nome.
Seguindo a ordem, a ex-vereadora de Parintins Brenna Dianná seria o próximo nome da lista, já que ela é a segunda suplente do partido, podendo assumir o posto. Brenna foi candidata à Prefeitura de Parintins em 2024 e é considerada uma das principais aliadas do governador Wilson Lima no interior.
Leia mais: Wilson Lima anuncia Joana Darc como secretária de Proteção Animal no Amazonas
Com trajetória consolidada, Brenna Dianná tem força política no Baixo Amazonas. Na disputa pela Prefeitura de Parintins, obteve a segunda maior votação (25.250 votos, 44,61%), ficando atrás apenas do candidato eleito. Apesar de não conquistar o cargo, sua expressiva votação a colocou como liderança regional em ascensão, reforçando seu peso no cenário político estadual.
Cenário na CMM
Na Câmara Municipal, o cenário também pode mudar. Com a eventual saída de Professora Jacqueline para a Aleam, quem teria direito a assumir a vaga é o ex-presidente da Casa, Caio André, atual secretário de Cultura do Estado.
Entretanto, caso o secretário decida permanecer no cargo da Cultura, o espaço no Legislativo manauara pode ser ocupado por Amauri Gomes, ativista da causa animal e segundo suplente da sigla.
O Convergente entrou em contato com as assessorias da vereadora Professora Jacqueline, do secretário Caio André e da deputada Joana Darc para comentar os desdobramentos políticos da nomeação. A reportagem também pediu posicionamento da ex-vereadora Brenna Dianná. Até a publicação desta reportagem, sem retorno de ambos os lados.