28.3 C
Manaus
quinta-feira, outubro 2, 2025

Lula foi alvo de tentativa de fraude no INSS, diz PF

A operação não chegou a ser concluída porque o INSS bloqueou a transação

Por

A Polícia Federal abriu investigação sobre uma tentativa de fraude envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O caso ocorreu após um pedido de transferência da aposentadoria do petista para a conta de um morador do Pará. A operação não chegou a ser concluída porque o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) bloqueou a transação, evitando prejuízo ao chefe do Executivo.

O benefício em questão é a aposentadoria de anistiado político recebida por Lula, no valor de R$ 12,5 mil. O pedido buscava transferir o pagamento, atualmente vinculado a uma conta em São Bernardo do Campo (SP), para a titularidade de um terceiro.

O episódio consta em documentos examinados por membros da CPMI do INSS no Congresso, aos quais a CNN teve acesso. Em um dos despachos, o delegado da PF Carlos Henrique Pinheiro de Melo cobra esclarecimentos do então presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto — afastado posteriormente pela Justiça no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura irregularidades em descontos aplicados a aposentadorias e pensões.

“Caso o pedido tenha sido realizado presencialmente, informe o local de ocorrência. Encaminhe também cópias de documentos apresentados e/ou registros de câmeras internas de segurança, se disponíveis”, solicitou o delegado.

Segundo relatório, o INSS comunicou o episódio à Polícia Federal em março de 2023, após receber o pedido de portabilidade do benefício de Lula.

*Com informações da CNN

Leia mais: Mulheres evangélicas são foco de articulação de Janja para promover Governo Lula, diz site

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -