Após o anúncio do governador Wilson Lima de sua nomeação como secretária de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) afirmou que será candidata à reeleição à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nas próximas eleições. Em entrevista ao portal O Convergente, a parlamentar detalhou suas expectativas para o novo cargo e reforçou seu compromisso com a causa animal.
“Estou feliz em ser escolhida para comandar a Sepet e conseguir viabilizar a inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, que será dia 4 de outubro, na data em que comemoramos o Dia Mundial dos Animais. A expectativa está a mil, mas como protetora dos animais, médica veterinária e alguém com quase 10 anos como parlamentar defendendo essa bandeira, tenho a plena certeza de que farei o meu melhor não somente para os animais, mas também para as pessoas, que gostam ou não da causa que defendo”, disse Joana Darc.
Leia mais: Saída de Joana Darc acirra disputa por cadeiras e causa efeito dominó no AM
A deputada destacou ainda que a defesa dos animais está diretamente ligada à saúde pública e lembrou conquistas de sua gestão na área. “Quando falamos de causa animal, falamos de saúde pública e o governador Wilson Lima sabe disso, tanto que desde o início do mandato dele, lá em 2018, fizemos uma verdadeira revolução na causa animal. A maior prova disso é a inauguração do hospital público veterinário, mas posso citar também o projeto Castramóvel, que com três unidades móveis já castrou mais de 62 mil animais no Amazonas. Inclusive, inauguramos uma unidade própria em Presidente Figueiredo recentemente.”
Sobre o futuro político, Joana Darc afirmou: “Sou candidata a reeleição, sim. E o futuro está entregue nas mãos de Deus e do povo do Amazonas.”
Efeito dominó no AM
A saída da deputada estadual Joana Darc da Assembleia Legislativa do Amazonas para assumir a recém-criada Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal provocou forte movimentação nos bastidores da política amazonense. Isso porque a vaga deixada pela parlamentar pode gerar mudanças em cadeia tanto na Aleam quanto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Leia mais: Ao O Convergente, Caio André diz que pretende seguir como secretário de Cultura do AM
Com a licença de Joana Darc, a primeira suplente do União Brasil, vereadora Professora Jacqueline, é a mais cotada para assumir o cargo de deputada estadual. No entanto, caso Jacqueline opte por permanecer na Câmara de Manaus, a vaga na Aleam será destinada para outro nome, conforme mostrou O Convergente.
Seguindo a ordem, a ex-vereadora de Parintins Brenna Dianná seria o próximo nome da lista, já que ela é a segunda suplente do partido, podendo assumir o posto.
Cenário na CMM
Na Câmara Municipal, o cenário também pode mudar. Com a eventual saída de Professora Jacqueline para a Aleam, quem teria direito a assumir a vaga é o ex-presidente da Casa, Caio André, atual secretário de Cultura do Estado.
Entretanto, ao O Convergente, o secretário já afirmou que vai permanecer no cargo da Cultura, abrindo espaço no Legislativo manauara para o segundo suplente Amauri Gomes.