O PSD teria voltado a articular para ampliar sua presença no governo federal. Segundo fontes ouvidas pela CNN, o presidente do partido, Gilberto Kassab, entrou em contato com ministros para avaliar a possibilidade de assumir a vaga deixada por Celso Sabino no Ministério do Turismo.
Fontes indicam que, antes de levar a questão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o partido precisaria enviar sinais claros de alinhamento com o governo, incluindo um posicionamento contrário ao projeto de anistia em tramitação no Congresso. Durante a votação da urgência do texto na Câmara, a bancada do PSD foi liberada para votar de forma independente.
No governo, a avaliação é que Kassab já reivindica há algum tempo mais espaço e visibilidade, mas o partido tem demonstrado aproximação cada vez menor com Lula.
Se houver acordo, o nome preferido do PSD para assumir a pasta é o do atual ministro da Pesca, André de Paula, que é visto como o candidato ideal para ocupar um ministério com maior orçamento e protagonismo.
*Com informações da CNN
Leia mais: Rombo bilionário expõe fragilidade fiscal do Governo Lula em ano pré-eleitoral