A Prefeitura de Coari e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) assinaram, nesta quinta-feira, 25, um protocolo de intenções que prevê ações conjuntas para o fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e a futura implantação de um parque tecnológico no município.
A assinatura ocorreu durante a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, realizada em Coari, que contou com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do prefeito Adail Pinheiro, do coordenador da Sudam, Jorge Valente, e do deputado federal Adail Filho.
Leia mais: x’Prefeito de Coari reajusta em 16% salários de professores e pedagogos da rede municipal
“Está assinado. Um dia histórico para Coari. Nosso município terá todos os incentivos e qualificações oferecidos pela Suframa para o desenvolvimento e progresso da nossa cidade”, afirmou o prefeito Adail Pinheiro.
Ciclo de palestras
O evento ocorreu simultaneamente em três auditórios do município: Silvério José Nery, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae.
Empresários, produtores locais, estudantes e representantes de associações participaram das atividades. Para o empresário Gleison Chamir, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Coari, a iniciativa pode marcar uma virada para o município.
“Já passou da hora de industrializar o interior do Amazonas. O comércio é importante, mas não gera tantos empregos quanto a indústria. Precisamos de alternativas para além dos empregos públicos, e esse processo pode trazer resultados para Coari”, disse.
Próximos passos
O protocolo assinado entre a Suframa e a Prefeitura de Coari prevê a criação de mecanismos de incentivo à pesquisa e inovação, com foco na atração de investimentos e na diversificação da economia local. A expectativa é que o futuro parque tecnológico contribua para a geração de empregos, o fortalecimento da cadeia produtiva regional e a inserção de Coari em novos setores de desenvolvimento.