O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou na terça-feira (23) que pretende disputar a Presidência da República em 2026 caso o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), permaneça impedido de concorrer.
Jair Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão e está inelegível até 2062.
“Na impossibilidade de Jair Bolsonaro, eu sou candidato a presidente da República. É por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, como na Primeira Turma do STF, para me deixar inelegível”, declarou Eduardo em entrevista.
Processo na Câmara
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, na terça-feira (23), um processo contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. O processo contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi aberto a partir de uma ação apresentada pelo PT (Partido dos Trabalhadores).
A representação da bancada do partido questiona a atuação de Eduardo nos EUA e solicita a possível perda de mandato do parlamentar. Para a escolha da relatoria, foram sorteados três deputados: Paulo Lemos (PSOL-AP), Delegado Marcelo Freitas (União-MG) e Duda Salabert (PDT-MG).
*Com informações do Metrópoles
Leia mais: Entenda o passo a passo do processo que pode cassar Eduardo Bolsonaro