31.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 26, 2025

Trump diz ter sentido “química” com Lula e anuncia encontro na próxima semana

O mandatário norte-americano afirmou ainda "ter sentido química" com o petista

Por

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donalt Trump, disse ter se encontrado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York nesta terça-feira, 23. O mandatário norte-americano afirmou ainda “ter sentido química” com o petista e anunciou que os dois concordaram em se reunir na próxima semana.

Lula foi o primeiro a discursar no evento, como acontece tradicionalmente. Trump veio em seguida, após o presidente brasileiro tecer diversas críticas indiretas ao governante dos Estados Unidos sobre sanções, ataques à democracia brasileira, entre outros pontos.

Leia mais: Sem citar Trump, Lula condena sanções e afirma que Brasil foi alvo de ataques à democracia

Segundo o jornal Estadão, Lula, presente no plenário, mostrou-se surpreso com as declarações. Após mais de 40 minutos de discurso, Trump citou as sanções impostas por seu governo contra o Brasil. O presidente americano afirmou que o País está “enfrentando grandes respostas a seus esforços sem precedentes de interferir nos direitos e liberdades de cidadãos americanos”.

“O Brasil agora enfrenta tarifas pesadas em resposta aos seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades dos nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, armamento, corrupção judicial e perseguição de críticos políticos nos Estados Unidos”, disse Trump.

Durante o discurso – no qual ele também exaltou seu próprio governo e criticou a ONU -, Trump diz ter tido “química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”.

“Eu estava entrando (no plenário da ONU), e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Trump. “Nós conversamos, eu gostei dele, ele gostou de mim. Eu só faço negócios com pessoas de quem gosto. Quando não gosto, não gosto. Mas por pelo menos 39 segundos tivemos excelente química, isso é um bom sinal”.

De acordo com Trump, as taxas adicionais a produtos brasileiros pretendem corrigir distorções tarifárias praticadas pelo Brasil contra os Estados Unidos. Trump afirmou que se encontrou brevemente com Lula na Assembleia e que pretende se reunir novamente com o presidente brasileiro. “Ele me parece um homem muito bom. Ele gostou de mim, eu gostei dele”, disse Trump sobre o brasileiro.

(*) Com informações do Estadão

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -