O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou neste domingo (21) em apoio às manifestações que tomaram as ruas de várias capitais do país contra a PEC da Blindagem e a anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado.
“Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, afirmou o presidente.
Lula destacou que os atos mostram a força da democracia e o repúdio da sociedade a qualquer tentativa de retrocesso. Para o chefe do Executivo, é preciso que as casas legislativas priorizem projetos que ampliem direitos sociais, combatam a fome e gerem empregos, ao invés de legislar em benefício próprio.
O apoio do presidente ocorre em meio à pressão popular após a aprovação da proposta na Câmara dos Deputados, que restringe a possibilidade de abertura de processos criminais contra parlamentares sem autorização do Congresso.
Leia mais: Ato nacional reúne milhares em 33 cidades contra PEC da Blindagem e anistia