A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu, nesta quinta-feira (18 de setembro), uma ação em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, voltada à valorização da vida e à promoção da saúde mental dos servidores da Casa Legislativa.
Com o ideal de preservação da vida, servidores de todos os setores participaram da atividade vestindo roupas e acessórios amarelos, cor símbolo da campanha, que representa luz e vida.
A ação foi organizada pela Diretoria de Saúde (Disau) da CMM e contou com palestras educativas conduzidas pela nutricionista Suriel Melo e pela psicóloga Rosineide Borges, profissionais do Centro de Referência Nacional Oncológica do Brasil.
A diretora de Saúde da CMM, Hanan Awwad, destacou a importância de abordar temas relacionados à saúde mental com frequência, a fim de quebrar tabus e incentivar a busca por ajuda.
“A saúde mental é de extrema importância, e precisamos trazer esse tema constantemente, não apenas em setembro. É preciso quebrar o tabu para que as pessoas tenham coragem de falar. Às vezes, um abraço, uma conversa, uma simples fala fazem muita diferença. Isso pode salvar uma vida”, enfatizou.
Durante sua palestra, a psicóloga Rosineide Borges alertou para os dados alarmantes relacionados ao suicídio divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Esse tema precisa ser expandido, porque a informação traz cura e conhecimento. Infelizmente, os dados sobre suicídio têm aumentado, e por isso é tão importante falar sobre prevenção. Estar atento a sinais como indisposição, isolamento e perda de apetite pode ser essencial”, ressaltou.
A nutricionista Suriel Melo abordou a relação direta entre alimentação e saúde mental, explicando que o bom funcionamento intestinal influencia a produção de neurotransmissores, impactando diretamente no equilíbrio emocional.
“Grande parte dos alimentos interfere na microbiota intestinal, o que afeta a formação de neurotransmissores e, consequentemente, a saúde mental. É essencial que a nossa alimentação seja rica em nutrientes que promovam o bem-estar. Alimentos naturais como linhaça, castanhas, peixes, legumes e frutas são grandes aliados nesse processo”, explicou.
Momentos como esse promovidos pela CMM reforçam o compromisso da instituição com a saúde integral dos seus servidores. Ao disseminar conhecimento e incentivar o diálogo sobre saúde emocional, é possível identificar sinais de alerta e, principalmente, salvar vidas.
Se você estiver enfrentando sofrimento emocional, procure ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece escuta gratuita e sigilosa pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia.
Fotos: Eder França/Dicom