33.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 15, 2025

Civis em Humaitá relatam caos e medo durante ação da PF contra garimpo: “Ninguém aguenta mais”

Moradores encaminharam relatos à equipe de reportagem durante a operação da PF, nesta segunda-feira

Por

Uma operação da Polícia Federal contra o garimpo ilegal em Humaitá, município do interior do Amazonas, gerou momentos de pânico entre moradores nesta segunda-feira (15). Segundo relatos obtidos pelo Portal O Convergente, os agentes teriam utilizado bombas de gás, spray de pimenta e munição de borracha, atingindo não apenas os garimpeiros, mas também civis.

“Tô falando exagerado não, tá terrível, horrível, horrível. As bombas dentro de casa, ninguém aguenta mais com tanto bomba de pimenta. Minha boca e meus olhos estão inchados, já tive que ir duas vezes para debaixo do chuveiro para lavar os olhos. Não dava nem para sair de casa porque a rua toda estava sendo sobrevoada por helicópteros, soltando bombas o tempo todo”, relatou uma moradora.

Outra moradora destacou que idosos e familiares também foram afetados: “Idosos aqui na frente de casa estavam passando mal, indo para o hospital por causa do spray de pimenta. Eu fui uma das atacadas, e minha cunhada também. Estava caindo dentro de casa”.

A sensação de insegurança foi descrita por outro morador como uma verdadeira “zona de guerra”: “Está uma zona de guerra isso aqui. Nunca tinha visto na minha vida. É bomba, é bala. O helicóptero está sobrevoando nossas casas”, afirmou.

Moradores reforçaram ainda a falta de respeito pelos civis: “Eles não estão respeitando o direito das residências. Sobrevoando muito baixo, jogando bombas que atingem pessoas que não têm nada a ver. Está igual uma zona de guerra”, disse outro testemunho.

Vídeos compartilhados nas redes sociais e obtidos pelo portal mostram a operação sendo realizada a partir de helicópteros, enquanto os moradores tentam se proteger dentro de suas casas.

O Portal O Convergente entrou em contato com a Polícia Federal para obter esclarecimentos sobre os relatos de civis atingidos, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço permanece aberto para posicionamento da corporação.

Leia mais: Moradores de Humaitá relatam ataques a civis em operação da PF contra garimpo: “Zona de guerra”

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -