34.3 C
Manaus
quinta-feira, setembro 11, 2025

Com voto de Cármen Lúcia, STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa

Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente é responsabilizado criminalmente por atentar contra a democracia

Por

Com o voto da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira, 11, maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus da trama golpista. Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-chefe do Executivo é responsabilizado criminalmente por atentar contra a democracia.

O voto da ministra se soma aos de Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Com isso, a Primeira Turma consolidou maioria, tornando a condenação irreversível. Bolsonaro e seus aliados são apontados como integrantes da trama que tentou abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, incentivando ataques às instituições.

Resta apenas o voto do ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, que será proferido em seguida.

Nas duas sessões anteriores, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam se manifestado pela condenação de todos os réus.

Já Luiz Fux absolveu Bolsonaro e cinco aliados, mantendo a condenação apenas de Mauro Cid e do general Braga Netto pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

O tempo de pena ainda não foi definido e será anunciado apenas após a conclusão da votação dos cinco ministros, quando será realizada a dosimetria. Caso confirmada a condenação, as penas podem chegar a até 30 anos de prisão em regime fechado.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -