A vereadora de Manaus Thayssa Lippy Silva de Souza (PRD) está sendo investigada pela Justiça Eleitoral na prestação de contas do Partido Renovação Democrática. A informação consta em publicação do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
Atualização: Diferente do veiculado anteriormente, o processo em questão não trata da prestação de contas de campanha da vereadora, mas sim da prestação de contas do diretório municipal do Partido Renovação Democrática (PRD), o qual ela preside.
De acordo com o documento, a análise preliminar identificou inconsistências e irregularidades na prestação de contas apresentadas pelo Partido Renovação Democrática (PRD), diretório municipal de Manaus, do qual Thayssa Lippy é presidente.
Além dela, também figura como requerente no processo a ex-deputada estadual Natasha Lyssa Bentes Munoz. O advogado Ronaldo Monteiro Francisco (OAB/RJ 94109) atua na defesa de ambas.
A publicação oficial determina que Thayssa Lippy seja intimada a se manifestar no prazo de três dias, contados a partir da intimação, apresentando justificativas sobre as falhas apontadas pelo relatório preliminar.
O caso está sob responsabilidade da 37ª Zona Eleitoral de Manaus e é acompanhado pelo Ministério Público Eleitoral.
Outro lado
Após manifestação da assessoria da vereadora, foi destacado que tal diligência do TRE-AM é um procedimento padrão na análise das contas do diretório:
“O processo veiculado é o 0600111-61.2024.6.04.0037, que apenas trata da prestação de contas do diretório municipal que ela presidencia, sendo apenas diligências comuns iniciais direcionadas à pessoa jurídica e não à pessoa física. Já o processo 0600642-50.2024.6.04.0037, esse sim é o da prestação de contas da vereadora, que foram integralmente aprovadas, sem ressalvas e já se encontra até arquivado.”