O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se manifestou nesta quarta-feira (3) sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), acusados de participação em uma trama golpista. Em declaração, Lima afirmou que uma eventual condenação de Bolsonaro seria “um erro grave”.
Leia mais: “Não há sentença condenatória”, diz Wilson Lima sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
“Nos próximos dias, decisões importantes definirão o rumo do nosso país. É hora de buscar pacificação nacional, segurança jurídica e respeito à verdade. Condenar Bolsonaro por um golpe inexistente seria um erro grave. Minha solidariedade ao presidente e sua família. Que a justiça prevaleça!”, declarou o governador.
A fala ocorre em meio a um dos processos mais aguardados do Supremo, que julga a atuação de Bolsonaro e aliados em supostos atos para tentar minar o resultado das eleições de 2022 e questionar a legitimidade do sistema democrático brasileiro.
Leia mais: Julgamento de Bolsonaro no STF é interrompido e só deve avançar na próxima semana
Julgamento em andamento
O STF concluiu nesta semana mais uma fase do julgamento, que deve ter novas definições nos próximos dias. O resultado é aguardado com expectativa por aliados e opositores do ex-presidente, que se dividem entre a defesa da responsabilização e a crítica ao processo.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu no início da tarde de ontem julgamento, que será retomado na próxima terça-feira (9) pela manhã, quando serão ouvidos os votos dos ministros.