Oriunda de uma emenda parlamentar de R$ 23 milhões do senador Eduardo Braga (MDB), obra de requalificação da Avenida do Turismo, uma das principais vias da zona Oeste de Manaus, se transformou em um verdadeiro pesadelo para motoristas e moradores da região. Iniciada em maio deste ano, com promessa de modernização e melhoria na mobilidade urbana, a intervenção ainda está longe de ser concluída.
Com trechos inacabados, engarrafamentos constantes e qualidade duvidosa dos serviços, a obra tem sido alvo de críticas cada vez mais intensas da população.
Na manhã da última sexta-feira, 29, um motorista enviou um relato à reportagem sobre a situação caótica na avenida.
Veja também: Alfredo Nascimento e Eduardo Braga trocam acusações sobre obras da BR-319: ‘Mentiroso’
“Avenida do Turismo. A falta de planejamento da PMM é uma coisa absurda. Obra sem fim, mal feita, atrapalha a vida de todos os manauaras”, afirmou o condutor, que preferiu não se identificar por medo de retaliações.

Recurso de emenda
Conforme anunciado pela própria prefeitura de Manaus por meio de seu site oficial, a obra é financiada com mais de R$ 23 milhões provenientes da emenda de Eduardo Braga, em parceria com o município. O senador esteve presente na cerimônia de ordem de serviço para a duplicação da avenida, ao lado do prefeito David Almeida, no dia 23 de maio deste ano. Confira:

A obra prevê o recapeamento e alargamento da via, que é um dos principais corredores de tráfego que conecta bairros como Tarumã, Ponta Negra e áreas adjacentes ao restante da cidade. No entanto, em vez de fluidez, o que os motoristas encontram é um cenário de faixas interditadas, buracos expostos, máquinas e operários em ritmo lento.
Os trabalhos na avenida têm sido questionada pela população principalmente, devido à escolha de uma rodovia principal no lugar de bairros sem asfalto. A intervenção foi iniciada em maio deste ano, mas segue sem ser concluída.
Nas redes sociais, internautas já denunciaram o abandono de bairros. “Enquanto isso, os bairros estão abandonados. O Japiim I as ruas estão todas esburacadas”, afirmou uma mulher.
“[Asfalto] somente ruas principais. A rua da minha casa, os carros não querem nem entrar mais, já tem mais de 15 anos que não vê asfalto”, lamentou outra mulher, nas redes sociais.

Outro lado
A reportagem procurou a Prefeitura de Manaus para saber os prazos e justificativas para os atrasos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O portal também solicitou posicionamento do senador Eduardo Braga sobre o andamento da obra financiada com sua emenda parlamentar, mas até a publicação, sem retorno.
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Gabriel Torres
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa