Uma mensagem atribuída à jornalista Emanuelle de Moura Lima Baires, atualmente assessora de comunicação do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), chamou a atenção nesta semana pela divulgação de um release institucional sobre a filha do chefe do executivo municipal, Fernanda Aryel Almeida, mesmo sem que ela ocupe qualquer cargo na prefeitura.
O Convergente obteve acesso a um print que mostra a mensagem de Emannuela com o release exaltando a figura de Fernanda Aryel. Segundo as informações, o material foi distribuído em massa para a imprensa local. O caso gera questionamentos sobre possível uso da máquina pública para promoção pessoal da filha do prefeito, que é cotada como pré-candidata a vice-governadora. Confira o print:

Um release é um texto jornalístico, que funciona como comunicado oficial, produzido por assessorias de imprensa, comunicação institucional ou marketing, com o objetivo de divulgar informações de interesse público sobre uma pessoa, empresa, instituição ou evento.
Leia mais: Bastidores: David Almeida volta a defender nome de Fernanda Aryel como possível vice de Aziz
A matéria compartilhada por Emanuelle, intitulada “Aryel Almeida prestigia II Mostra de Educação Especial Inclusiva e reforça compromisso com inclusão”, divulga a participação da filha do prefeito em um evento público realizado nessa segunda-feira, 1º, em Manaus.
Transparência
Emanuelle Baires atua na prefeitura de Manaus desde 3 de janeiro de 2025, conforme publicação no Diário Oficial do Município, ocupando o cargo de consultora técnica, um vínculo comissionado com salário bruto de R$ 17.250,00 em julho deste ano, segundo apurou o portal O Convergente no Portal da Transparência da prefeitura.
Após os descontos de imposto de renda e previdência, o valor líquido recebido foi de R$ 13.893,08. Antes disso, Emanuelle já ocupou cargos de destaque, como subsecretária de comunicação na prefeitura e coordenadora de comunicação digital no governo do Amazonas.

Já Fernanda Aryel, filha do prefeito, não consta na lista de servidores da prefeitura e não aparece no portal de divulgação do teto remuneratório, o que confirma que não ocupa cargo público oficial. Apesar disso, Fernanda Aryel teve o nome promovido por meio de uma servidora do município.
Bastidores
Vale lembrar que os bastidores da política apontam Fernanda Aryel como a pré-candidata ao governo do Amazonas na chapa do senador Omar Aziz. Isso porque o prefeito David Almeida já confirmou uma articulação para indicar o nome da filha para como vice do senador.
A movimentação, além de evidenciar a intenção de projeção política da família, levanta discussões sobre o uso de recursos e estrutura da prefeitura para promoção pessoal de terceiros.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com Emanuelle Braires e Fernanda Aryel, e solicitou um posicionamento. A reportagem também pediu posicionamento da Prefeitura de Manaus sobre o caso.
Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Gabriel Torres
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa