O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reapareceu publicamente nesta terça-feira (2) em um pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca. Na ocasião, ele classificou como “fake news” os rumores que circularam nas redes sociais sobre supostos problemas de saúde e até mesmo sobre sua morte.
A declaração ocorreu durante o anúncio da transferência da sede da Força Espacial norte-americana para Huntsville, no Alabama.
“Eu estive muito ativo ao longo do fim de semana”, disse Trump ao ser questionado por um repórter. “Isso é ‘fake news’. É por isso que a mídia tem tão pouca credibilidade”, acrescentou, embora os boatos não tenham se originado em veículos tradicionais de imprensa.
Foi a primeira aparição pública do republicano em uma semana. Sua ausência prolongada, somada a marcas visíveis na mão direita, alimentou especulações sobre seu estado de saúde.
Apesar de ter sido visto em seu campo de golfe e de conceder algumas entrevistas no período, Trump passou sete dias praticamente fora dos holofotes — uma situação incomum durante sua gestão na Casa Branca.
*Com informações do G1
Leia mais: Após rumores de morte, Trump é visto a caminho de golfe nos EUA