O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (2) uma sessão para avaliar 14 representações apresentadas contra 11 parlamentares.
Entre os casos em análise não está o do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que responde a quatro ações no colegiado pedindo sua cassação.
O deputado André Janones (Avante-MG) aparece como um dos principais alvos, com três representações movidas pelo PL. Janones já acumula dez processos no Conselho de Ética e, em julho, foi suspenso por três meses após um embate no plenário em ação apresentada pela Mesa Diretora.
Também figuram entre os parlamentares citados nas novas representações Lindbergh Farias (PT-RJ), em dois processos, além de Guilherme Boulos (PSOL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Gilvan da Federal (PL-ES), Delegado Éder Mauro (PL-PA), José Medeiros (PL-MT), Sargento Fahur (PSD-PR) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).
As ações foram protocoladas por diferentes partidos — entre eles PL, PT, PSOL e Novo — e envolvem acusações variadas de quebra de decoro parlamentar.
Na reunião desta terça, o colegiado deve abrir oficialmente os processos e realizar o sorteio das listas tríplices que definirão os relatores. Eles serão responsáveis por conduzir as análises e apresentar pareceres, que podem resultar tanto no arquivamento das denúncias quanto na recomendação de punições, incluindo a cassação de mandato.
*Com informações da CNN
Leia mais: Mandato à distância? Eduardo Bolsonaro pede para exercer mandato nos EUA