A pasta comandada por Saullo Vianna, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta terça-feira (19) uma ação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O evento aconteceu no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na zona Sul da capital.
O titular da Semasc, Saullo Vianna, destacou a importância do trabalho realizado pela Prefeitura para garantir direitos fundamentais, promover inclusão social e combater o preconceito. Segundo ele, as ações vão além do acolhimento imediato, oferecendo também oportunidades de reconstrução de vida.
“Estamos lidando com histórias duras e realidades muito delicadas, que exigem sensibilidade, trabalho e ação. Esse trabalho só é possível graças às parcerias com instituições sérias, como Desafio Jovem, Mãos Amigas, Sítio Ame e Fazenda da Esperança. Juntos, conseguimos garantir dignidade e acolhimento a quem mais precisa. Mas nosso compromisso vai além do acolhimento: com o programa Prosperar Manaus, oferecemos capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho, dando nova chance a quem deseja recomeçar”, afirmou Saullo Vianna.
A Semasc realiza diariamente atendimentos à população em situação de rua, concentrados nos territórios de maior vulnerabilidade social. Somente em 2025, já foram registrados mais de 1,5 mil atendimentos, com cerca de 500 pessoas acolhidas na rede municipal de proteção.
Essa rede conta com unidades especializadas, como o Centro Pop, o Serviço de Acolhimento Emergencial (SAE Gecilda Albano Peçanha) e o Serviço de Acolhimento Institucional (SAI Amine Daou), que oferecem atendimento psicossocial, abrigo temporário, alimentação, suporte documental e integração com outras políticas públicas.
*Da Redação com informações da assessoria
Leia mais: Saullo Vianna ressalta trabalho integrado no reordenamento social do Centro de Manaus