O senador Omar Aziz (PSD-AM) publicou um vídeo nas redes sociais em tom de crítica e sátira à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente da França, Emmanuel Macron, em meio ao embate público que mantém com o governo federal sobre a reconstrução da BR-319.
Ao som de “Os Caboclos”, toada composta por Chico da Silva e pelo ex-governador Amazonino Mendes, Omar aparece cantando ao lado do levantador de toadas David Assayag (Boi Garantido) e do maestro Neil Armstrong, que toca um violão. Durante a performance, os dois alteram a letra original da canção para entoar, em coro:
“Cadê o seu Macron e a Marina que faço do meu amanhã…
Cadê o seu Macron e a Marina que faço do meu amanhã…”
Ao incluir os nomes de Marina e Macron na canção, Omar Aziz justificou que os políticos têm usado a Amazônia para se promover e, mesmo assim, nada fazem de concreto pelos defensores da floresta.
“Atualizamos o clássico “Os Caboclos”, do mestre @chicodasilvaoficiall, incluindo os nomes daqueles (@emmanuelmacron e @marinasilvaoficial) que usam a nossa região para se promover mas nada fazem de concreto pelos reais defensores da Amazônia: os caboclos que estão sempre trabalhando debaixo da floresta e nos rios para seu sustento e preservação do nosso universo verde”, escreveu o senador.
Omar e Marina travam troca de farpas há mais de dois anos por causa da repavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). O senador defende a reconstrução como forma de tirar o Amazonas do isolamento terrestre, enquanto a ministra se posiciona contra a obra sob o argumento de que a estrada pode acelerar o desmatamento na região.
Macron entrou no alvo do vídeo por ser um dos líderes internacionais que mais pressionam o Brasil em fóruns ambientais sobre a preservação da Amazônia. Além disso, a França é um dos países que têm enviado recursos para proteger a floresta, por meio do Fundo Amazônia.