32.3 C
Manaus
quinta-feira, agosto 14, 2025

TCE-AM sedia debates sobre obras públicas e meio ambiente no Sinaop 2025

Evento nacional reunirá especialistas de todo o Brasil em Manaus para discutir soluções sustentáveis em infraestrutura

Por

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) vai reunir, de 18 a 22 de agosto, engenheiros, auditores e especialistas de todo o país no XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop). O encontro, sediado em Manaus, terá como foco soluções inovadoras que conciliem desenvolvimento de infraestrutura e preservação ambiental, com destaque para experiências e estudos conduzidos na região amazônica.

Com o tema Infraestrutura para um Brasil sustentável e integrado, o evento reunirá referências da engenharia, fiscalização e meio ambiente para debater soluções modernas e sustentáveis no setor.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância da temática e a alegria em receber o simpósio na Corte de Contas. Para ela, a programação “representa um espaço valioso para troca de experiências e para reforçar o compromisso com a sustentabilidade nas obras públicas, especialmente no contexto amazônico”.

Destaque amazonense nas discussões técnicas

A participação de representantes do Tribunal inclui experiências práticas de auditoria e abordagens acadêmicas sobre governança e preservação ambiental. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pelo TCE-AM, reunirá técnicos, gestores e estudiosos de todo o país.

O primeiro painel técnico, na terça-feira (19/08), será aberto pelo engenheiro e auditor Marcondes Gil Nogueira, com a palestra Saneamento socioambiental: auditorias do TCE-AM no Prosamin Manaus. No mesmo dia, o auditor de obras públicas Dayvson Almeida apresentará o estudo Impacto Ambiental em Infraestruturas Viárias: Aplicação da ACV em Diferentes Tipos de Superestrutura de Pontes, que compara modelos de pontes de concreto armado utilizando a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida.

Painel sobre clima e desastres

Na quinta-feira (21/08), o procurador de contas Ruy Marcelo de Mendonça, titular da Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC-AM, abordará a atuação dos órgãos de controle na prevenção de catástrofes ambientais. Ele reforça que o diálogo entre especialistas é essencial para implementar políticas de prevenção e adaptação às mudanças climáticas no Amazonas.

A programação se encerra na sexta-feira (22/08) com a conferência “A necessidade de infraestrutura na Amazônia”, apresentada pelo professor Augusto Cesar Barreto Rocha (Ufam) e debatida por Adriana Portugal (Ibraop/TC-DF) e Alexandre Rivas, diretor da Escola de Contas do TCE-AM. Rivas já destaca que o desafio é conciliar desenvolvimento e preservação ambiental, garantindo obras essenciais com responsabilidade e limites claros.

“O grande desafio é viabilizar obras como estradas, portos e aeroportos com o menor impacto ambiental possível. Qualquer obra pública substitui um ambiente natural por um artificial, mas são estruturas essenciais para a sobrevivência e a economia do país. Por isso, o papel dos tribunais é garantir que isso seja feito com responsabilidade, respeitando os limites e precauções necessárias.”

Além das participações do TCE-AM, o Sinaop 2025 contará com minicursos, apresentações científicas e painéis temáticos sobre modelagem BIM, logística e mobilidade, inteligência artificial aplicada ao controle de obras, retomada de projetos paralisados e impactos da nova Lei de Licitações nos tribunais de contas.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -