O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (14), que o Brasil não ficará lamentando caso os Estados Unidos deixem de comprar produtos brasileiros. Segundo ele, o país pode buscar novos mercados, como China, Índia e Rússia.
“Ontem tomamos uma grande decisão para ajudar as empresas brasileiras que exportam. Não vamos ficar chorando porque alguém parou de comprar. Vamos tentar vender para a China, para a Índia, para a Rússia, para qualquer lugar”, disse Lula durante a inauguração da fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em Goiana (PE).
O presidente reforçou que, se os EUA não quiserem comprar, “não tem importância”. “Não vou ficar chorando, não vou ficar rastejando. Vou procurar outros países para vender o que vendíamos para eles e seguir em frente”, completou.
A declaração ocorre um dia após o anúncio do plano de contingência para amenizar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. A proposta prevê uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras, com foco em cerca de 10 mil negócios afetados. O pacote, que será analisado pelo Congresso Nacional, inclui três frentes de atuação: financiamento, compras públicas e revisão tributária.
*Com informações da CNN
Leia mais: Trump endurece tom contra Brasil e denuncia censura sob governo Lula