O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (6), duas novas salas do Programa Telessaúde no município de Apuí, a 453 quilômetros de Manaus. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Amazonas para fortalecer a saúde pública no interior, com foco na regionalização e digitalização do atendimento especializado.
A nova estrutura deve beneficiar diretamente os mais de 21 mil moradores do município. Ao todo, são 76 salas já em funcionamento no estado.
“Nós estamos montando as nossas telessalas em parceria com as prefeituras para que haja a orientação a essas pessoas, da mesma forma que nós estamos implantando o telediagnóstico, em que um laudo de eletrocardiograma, de raio-X, mamografia, sai em 10 minutos. E nós estamos trazendo mão de obra especializada para as prefeituras. Isso é um avanço, o paciente vai ter na palma da sua mão, no seu aplicativo, todo o seu histórico de saúde”, disse o governador.
Com a entrega, Apuí passa a integrar a lista de 28 municípios, além de Manaus, que já contam com estruturas físicas do Telessaúde, totalizando 76 salas em funcionamento em todo o território estadual.
As novas salas funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anízio Ferreira, situada na rua Dom Pedro I, bairro São Sebastião. O espaço foi equipado com sistema de videoconferência, aparelho de eletrocardiograma, internet e plataforma de prontuário eletrônico, permitindo atendimentos em 12 especialidades médicas: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
Além das consultas com especialistas, o serviço oferece telediagnóstico por eletrocardiograma, com laudos emitidos em até 10 minutos. Os usuários podem realizar agendamentos por meio do aplicativo Saúde AM Digital, que também disponibiliza acesso a receitas, laudos, histórico clínico e acompanhamento médico. O Governo do Estado também oferece atendimento automatizado via WhatsApp, pelo número (92) 3190-1504.
A meta do Governo do Estado é implantar salas em todos os 62 municípios até o final de 2025.
Com informações da assessoria