33.3 C
Manaus
terça-feira, agosto 5, 2025

Pré-candidatos ao Governo do Amazonas intensificam movimentações e discursos de olho em 2026

Omar Aziz, Maria do Carmo e Tadeu de Souza se movimentam nos bastidores e nas redes rumo à disputa pelo Governo do Amazonas em 2026

Por

A pouco mais de um ano das eleições de 2026, o cenário político no Amazonas começa a se desenhar com mais clareza. Três nomes já despontam como pré-candidatos ao governo do estado: o senador Omar Aziz (PSD), a professora e empresária Maria do Carmo Seffair (PL) e o atual vice-governador Tadeu de Souza (Avante).

Nos últimos dias, os três mantiveram agendas distintas, mas com um objetivo comum: consolidar suas posições e dialogar com diferentes segmentos do eleitorado.

Omar Aziz aposta na imagem de experiência e defesa da Zona Franca

Mais discreto nos últimos dias, o senador Omar Aziz não realizou viagens ao interior do estado como vinha fazendo anteriormente, conforme apurou a reportagem. Ainda assim, tem utilizado as redes sociais para reforçar seu posicionamento político e relembrar sua trajetória na defesa da Zona Franca de Manaus, principal motor econômico da região.

Em um vídeo publicado há quatro dias, Omar afirmou que a Zona Franca “sofre ataques”, mas destacou que também é defendida “com coragem e resultados efetivos” por aqueles que conhecem sua importância.

“Ao longo dos anos, defendo esse modelo onde realmente importa: no plenário do Senado, nas comissões, nas votações, nas negociações que fazem diferença para o nosso estado e até mesmo muito antes, quando ainda era governador do Amazonas”, escreveu o senador.

Nesta segunda-feira, 4, Omar voltou a publicar, dessa vez reforçando sua disposição para representar o estado.

“Representar o Amazonas é assumir uma responsabilidade grande, que exige preparo, escuta e ação”, disse o senador Omar Aziz, defendendo uma escuta ativa da população e soluções reais para os desafios da capital e do interior.

Publicação dessa segunda-feira, 4, do senador Omar Aziz no Instagram (Reprodução)

Maria do Carmo intensifica agenda e associa pré-campanha à defesa de Bolsonaro

Já a pré-candidata Maria do Carmo Seffair (PL) teve um fim de semana movimentado e adotou um tom mais combativo. A empresária, que tem apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, participou no domingo, 3, de uma manifestação em defesa do ex-mandatário na Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

“Nosso evento foi um sucesso. Milhares de pessoas se reuniram de forma pacífica para pedir justiça ao presidente Bolsonaro. O que Alexandre de Moraes está fazendo é inconstitucional. Somos a voz do presidente e não vamos nos calar”, declarou a pré-candidata nas redes sociais, em referência às recentes do STF contra Bolsonaro.

Maria do Carmo Seffair no Instagram (Reprodução)

No sábado, 2, Maria do Carmo esteve em Humaitá, no sul do Amazonas, onde visitou uma produção local de café e defendeu o fortalecimento do agronegócio na região.

“O campo é força, é riqueza e pode transformar a vida de muitas famílias gerando emprego, renda e desenvolvimento para todo o nosso Estado”, afirmou.

Tadeu de Souza mantém tom institucional e sinaliza possível candidatura

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante), por outro lado, mantém o foco na gestão, mas tem dado sinais claros de que poderá disputar o governo em 2026, especialmente se assumir o cargo com uma possível saída de Wilson Lima (União Brasil), cotado para disputar o Senado.

Em entrevista concedida na última sexta-feira, 1º, Tadeu afirmou que é cedo para tratar das eleições, mas que estará no pleito de alguma forma, seja como vice ou governador:

“Pelo fato de ser servidor público, eu não posso me furtar a um eventual chamado [de governança]”, declarou, na ocasião.

Ele também tem utilizado as redes sociais para reforçar seu compromisso com uma gestão voltada às necessidades da população:

“Político precisa parar de olhar para o próprio umbigo e focar nas pessoas, em suas dores e sonhos. Meu lado é o lado de quem quer viver com dignidade”, declarou.

Tadeu de Souza nas redes sociais (Reprodução)

Tadeu ainda não se lançou oficialmente como pré-candidato, mas seu nome vem sendo mencionado nos bastidores como uma alternativa do governo atual à sucessão estadual.

Por: Bruno Pacheco
Ilustração: Gabriel Torres
Revisão Jurídica: Letícia Barbosa

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -