No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Maués divulgou balanço com ações realizadas nos primeiros sete meses da atual gestão, sob comando da prefeita Macelly Veras.
Entre os destaques está a entrega da primeira UTI Móvel do município, a retomada de exames anteriormente paralisados e a ampliação de atendimentos médicos, com foco também em comunidades indígenas e ribeirinhas.
Logo no início da gestão, foi criada a Secretaria Municipal de Governo em Manaus (Segom), responsável pelo acompanhamento direto de pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A frota de ambulâncias passou a contar com quatro veículos em operação.
Exames como eletrocardiograma e mamografia voltaram a ser oferecidos no Centro de Biodiagnóstico, após interrupções nos anos anteriores.
O Hospital Raimunda Francisca Dineli da Silva recebeu 16 novos aparelhos de ar-condicionado, um novo equipamento de raio-X digital, além da inclusão de uma intérprete indígena para atendimento a pacientes de comunidades originárias. Os equipamentos foram entregues com apoio do Governo do Amazonas.
Também foi implantado o serviço de Telessaúde, que oferece atendimento remoto em 12 especialidades médicas, com objetivo de reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes da zona rural.
A Unidade Básica de Saúde Fluvial, barco equipado com estrutura médica, realizou mais de 4 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas desde o início do ano. Ações itinerantes realizadas em conjunto pelas secretarias de Saúde e Educação também atenderam localidades como Nova Esperança do Paraíso, Santa Maria e São José do Limão, com serviços de consultas, vacinação, testagens rápidas, visitas domiciliares e atividades em escolas da zona rural.
Segundo a Prefeitura, as ações têm como objetivo ampliar o acesso aos serviços públicos de saúde, com atenção às populações urbanas e rurais.
(*) Com informações da assessoria