A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sediou, nesta segunda-feira (4/8), a abertura oficial do LINUXtips.local 2025, evento de alcance nacional voltado à formação e atualização de estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. A programação reúne palestras e networking com especialistas em TI, conectando o Amazonas às principais discussões do setor no país.
O LINUXtips.local percorrerá mais quatro capitais brasileiras até o dia 8 de agosto: Recife, Goiânia, Florianópolis e Rio de Janeiro. O evento é organizado pela empresa LINUXtips, em parceria com a UEA.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um orgulho para a UEA receber um evento desse porte, que conecta nossos estudantes ao que há de mais atual no mercado de TI. Incentivar o aprendizado e o desenvolvimento tecnológico faz parte do nosso compromisso com o crescimento do Amazonas e com a formação de profissionais qualificados para a nossa região”, afirmou.
Sobre o projeto
A LINUXtips foi fundada em 2014 por Jeferson Fernando, especialista em tecnologias DevOps — conjunto de práticas e ferramentas que visam acelerar e tornar mais eficiente o desenvolvimento de softwares. Com mais de dez anos de experiência no ensino, ele mantém um canal no YouTube dedicado à educação tecnológica gratuita e acessível.
Ao destacar a parceria com a EST/UEA, Jeferson enfatizou o caráter social da ação. “Nossa proposta em Manaus é conectar as comunidades locais. O nosso verdadeiro resultado aqui não é apenas a palestra de hoje, mas sim olhar daqui a um ano e ver o quanto essa comunidade cresceu. Estamos aqui graças à credibilidade da EST/UEA, e queremos unir forças. Conheçam a EST. Aqui há cursos ligados à Tecnologia da Informação, e vocês sairão preparados para o mercado”, ressaltou.
Sobre a EST
A EST/UEA oferece cursos de graduação em diversas áreas da Engenharia e Tecnologia. Com foco na formação de mão de obra especializada, a instituição também disponibiliza cursos de pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu, com temáticas que vão desde o uso da Inteligência Artificial (IA) até o desenvolvimento de jogos eletrônicos.
Há também editais fechados financiados por indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), via Lei de Informática na Amazônia, em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e cursos específicos para a demanda das empresas. Ao todo, mais de 2,7 mil estudantes estão regularmente matriculados na EST/UEA, que conta com um quadro de mais de 170 professores.
Com informações da assessoria