33.3 C
Manaus
segunda-feira, agosto 4, 2025

Crise de hospedagem em Belém leva vereador a propor Manaus como subsede da COP30

O tema foi repercutido pelo vereador Saimon Bessa (UB) no retorno das atividades da CMM, nesta segunda-feira (4)

Por

Durante a retomada dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (4), o vereador Saimon Bessa (União Brasil) informou ter protocolado um requerimento sugerindo que Manaus seja considerada subsede da COP30. Segundo o parlamentar, a capital amazonense possui infraestrutura capaz de auxiliar Belém na realização do evento.

Conforme noticiou O Convergente, na última semana, Belém entrou no holofote de críticas a nível nacional e internacional após a repercussão dos valores de hospedagem para COP30.

O tema ganhou nova repercussão após uma reunião de emergência realizada no último dia 29 de julho, convocada por representantes de países participantes junto à Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir os valores considerados abusivos em hotéis da cidade.

A média de preços – visualizada em sites de hospedagens – para um período de 10 dias varia de R$ 10 mil e pode ultrapassar os R$ 500 mil, o que reacendeu o debate sobre a viabilidade da capital paraense como sede do encontro.

Na volta ao plenário, o assunto foi repercutido pelo vereador Saimon Bessa: “Daqui a aproximadamente 100 dias, irá ocorrer a conferência que irá tratar sobre as mudanças climáticas, a COP30, que vai acontecer em Belém. Temos vistos nos últimos dias uma certa dificuldade com relação a hotelaria, estruturas. Belém tem recebido várias críticas sobre isso”.

Para o parlamentar, colocar Manaus na rota da COP30 seria uma ajuda para tirar a pressão do setor hoteleiro de Belém.

“Temos que agir em união, Manaus fica próximo de Belém e pode muito bem ser subsede do evento. Manaus possui hotelaria suficiente, possui um aeroporto internacional, já foi subsede de Copa do Mundo, já recebeu diversos eventos internacionais”, justificou.

O vereador ainda solicitou apoio dos demais vereadores da CMM, além do apoio dos deputados estaduais. “Protocolei humildemente um requerimento, mas que esse requerimento tenha a força dessa Casa […]. Precisamos unir forças e trazer, pelo menos a subsede desse evento para Manaus. O Pará faz parte da Amazônia e o momento é de se unir, não é para criticar Belém”, comentou.

Leia mais: Apesar de críticas, embaixador descarta mudanças e diz que COP30 permanece em Belém

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -