27.3 C
Manaus
quinta-feira, julho 31, 2025

Lei Magnitsky: Moraes entra na lista de sanções dos EUA por supostos abusos de direitos humanos

Entre as punições previstas estão o congelamento de bens e contas bancárias em território americano e a proibição de entrada no país

Por

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de sanções com base na Lei Magnitsky, dos Estados Unidos. A medida foi aplicada nesta quarta-feira (30) e foi antecipada pelo analista internacional da CNN, Lourival Sant’Anna.

Em nota divulgada pelo Departamento do Tesouro americano, o secretário Scott Bessent afirmou que Moraes teria “centralizado os papéis de juiz e júri em uma perseguição ilegal contra cidadãos e empresas tanto brasileiras quanto norte-americanas”.

Bessent também declarou que o ministro estaria por trás de uma “campanha repressiva” marcada por censura, prisões arbitrárias e processos com motivações políticas — incluindo ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a decisão dos EUA mostra que o país “seguirá responsabilizando quem ameaçar os interesses americanos e as liberdades de seus cidadãos”.

A Lei Magnitsky, sancionada em 2012 pelo então presidente Barack Obama, permite que o governo dos EUA imponha penalidades econômicas a indivíduos acusados de corrupção ou de violações graves dos direitos humanos. Entre as punições previstas estão o congelamento de bens e contas bancárias em território americano e a proibição de entrada no país.

O dispositivo legal foi criado em resposta ao caso de Sergei Magnitsky, advogado russo que revelou um esquema de corrupção envolvendo autoridades da Rússia e morreu sob custódia em uma prisão de Moscou, em 2009. Inicialmente restrita aos envolvidos na morte de Magnitsky, a lei foi ampliada em 2016, permitindo sanções contra qualquer pessoa acusada de corrupção ou abusos de direitos humanos em qualquer lugar do mundo.

*Com informações da CNN

Leia mais: Moraes descarta prisão preventiva de Bolsonaro por ‘irregularidade isolada’

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -