Com as indefinições sobre o futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o nome de Michelle Bolsonaro (PL) voltou a circular com força nos bastidores como possível aposta do Partido Liberal para 2026. Segundo bastidores, a possível articulação ainda é tratada com cautela por integrantes da legenda e é vista por analistas como parte do “jogo de cena” que antecede definições mais concretas.
Com Bolsonaro inelegível e no meio de um julgamento, além da ausência de um substituto natural com ampla lealdade ao seu projeto político, estariam alimentando o surgimento de nomes considerados mais próximos ao ex-mandatário. Entre eles, Michelle, que desde o fim do governo vem mantendo agenda própria ligada ao PL Mulher e a pautas conservadoras.
Para o analista político Helso Ribeiro, a movimentação em torno de Michelle é, até o momento, baseada em especulação. “A gente vai ver isso até as convenções, que serão no final de julho, começo de agosto do ano que vem. Então tem mais de um ano ainda. A possibilidade do ex-presidente Bolsonaro ser preso eu vejo como grande. Ele já está inelegível. Não se fala mais em anistia, em perdão”, afirmou.
Segundo Helso, Bolsonaro não enxerga em nomes como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a mesma fidelidade política que encontrou em sua base mais próxima. “Ele, presidente Bolsonaro, sabe que o governador Tarcísio não é aquele da obediência cega. Então, as pessoas mais vinculadas a ele tentam colocar o nome da ex-primeira-dama”, pontuou.
Mesmo com o ‘barulho’ em torno do nome de Michelle, há incerteza sobre sua disposição real de enfrentar uma campanha presidencial. “Acredito que é rumor. Ouvi comentários de pessoas ligadas ao PL, mas também não sei se procede que ela não aguentaria os ataques de uma campanha”, disse Helso.
O analista reforça que, até a realização das convenções partidárias em 2026, especulações como essa tendem a ganhar espaço. “Enquanto não tivermos as convenções, vamos ficar nessas especulações”, concluiu.