Em live realizada na noite desta quinta-feira (24), a prefeita de Maués, Macelly Veras, anunciou uma série de medidas importantes para a população do município. Entre os destaques está a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais, que será efetuado nesta sexta-feira, 25 de julho. A prefeita também falou da inauguração do novo posto do Detran no município realizada essa semana e a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), já aprovada pelo PAC Cidades, do Governo Federal.
Segundo a gestora, o pagamento da primeira parcela do 13º vai injetar quase R$ 4 milhões diretamente na economia da cidade, beneficiando mais de 4 mil servidores municipais, entre efetivos, comissionados e temporários. “Essa antecipação é fruto do nosso compromisso com o equilíbrio fiscal e o respeito aos servidores. Estamos falando de dinheiro que vai movimentar o comércio, os serviços e gerar impacto positivo em toda a cidade”, destacou a prefeita.
A primeira parcela corresponde a 50% do salário bruto, sem descontos de INSS ou Imposto de Renda, e, por lei, poderia ser paga até novembro. No entanto, a Prefeitura de Maués optou por antecipar o pagamento como forma de valorização do funcionalismo público e estímulo à economia local.
Novo posto do Detran – Durante a live, Macelly também celebrou a inauguração do novo posto do Detran no município. A estrutura já oferece serviços diversos para condutores de carros e motos, facilitando o acesso à documentação, regularizações e atendimento.
“É um avanço enorme para a mobilidade urbana e para a cidadania. Agora, nossos motoristas não precisarão mais se deslocar para outras cidades para resolver questões básicas com o Detran. O atendimento será mais ágil, prático e perto de casa”, afirmou.
UBS garantida pelo PAC Cidades – Outra boa notícia anunciada pela prefeita foi a aprovação do projeto para construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Maués, no Bairro Senador 2, viabilizada por meio do programa PAC Cidades, do Governo Federal.
A nova unidade vai reforçar o atendimento básico à população, ampliando o acesso aos serviços de saúde com mais dignidade e estrutura. “Seguimos trabalhando para garantir que cada cidadão de Maués tenha acesso a uma saúde pública mais humanizada e eficiente. Essa UBS será um marco nesse processo”, completou Macelly.
Maués vai ganhar primeiro centro de lutas- Além da reforma do Ginásio Padre Leão Martinelli, que já começou e está sendo executada pelo Governo do Amazonas após pedido da prefeita, o município também vai ter primeiro Centro de Treinamento de Lutas. O local vai impulsionar ainda mais a prática de lutas marciais que já é uma prática comum na Terra do Guaraná.
(*) Com informações da assessoria