O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente nesta sexta-feira (26) a atuação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, em especial do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao comentarem a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre os produtos importados pelo Brasil.
Durante discurso em Osasco (SP), no lançamento do programa Periferia Viva, Lula afirmou que Eduardo Bolsonaro estaria pressionando o governo norte-americano a condicionar a retirada das tarifas à anistia de seu pai e dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
“Estão agora agarrados nas botas do presidente dos Estados Unidos pedindo pra ele fazer intervenção no Brasil. Numa total falta de patriotismo! Junta a falta de patriotismo com ser vergonhice, com traição. Estão pedindo para o presidente dos Estados Unidos aumentar a taxa das coisas que nós vendemos para eles para poder libertar o pai. Ou seja, trocando o Brasil pelo pai. Que patriota que é esse? Isso é pior do que Silvério dos Reis”, declarou Lula, em referência ao traidor de Tira-dentes na Inconfidência Mineira.
As declarações foram uma resposta às falas recentes de Donald Trump e Eduardo Bolsonaro. Ambos têm defendido que a anistia a Jair Bolsonaro e a seus aliados seja uma condição para reavaliar as barreiras comerciais impostas ao Brasil.
Para Lula, o gesto representa uma traição ao país e uma tentativa inaceitável de usar interesses nacionais como moeda de troca por questões pessoais.
Fonte: CNN Brasil