33.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 25, 2025

Amazonas amplia internações no HPS 28 de Agosto com a inauguração de novos leitos

Nova ala entregue nesta quarta-feira (23) oferece 83 leitos e integra pacote de R$ 80 milhões para reestruturação da rede estadual

Por

A nova Unidade de Internação do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto foi inaugurada nesta quarta-feira (23) pelo governador Wilson Lima. Com 83 leitos hospitalares e uma estrutura tecnológica avançada, a entrega marca um novo padrão de atendimento na rede estadual de saúde e integra o plano de modernização do Complexo Hospitalar Sul.

De acordo com o governador, a entrega representa mais um passo na transformação do atendimento hospitalar no Amazonas.

“Nosso objetivo é replicar o padrão de excelência do Hospital 28 de Agosto em toda a rede estadual. Estabelecemos um novo paradigma de atendimento, com leitos que proporcionam maior conforto aos pacientes, incluindo recursos que permitem a comunicação direta com a equipe de enfermagem, otimizando o atendimento”, afirmou Wilson Lima.

Com essa entrega, o Governo do Amazonas amplia a capacidade de internação e eleva o padrão de qualidade do atendimento hospitalar. Os 83 leitos estão distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento, com camas hospitalares motorizadas, poltronas para acompanhantes, climatização e equipamentos de última geração.

Participaram da solenidade de entrega os deputados estaduais Dr. Gomes e Mayara Pinheiro; a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud; o vereador Allan Campelo; o defensor público Arlindo Gonçalves Júnior; a promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes; o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno; o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo; entre outras autoridades.

A unidade passou por uma reforma completa, com a troca das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, instalação de pisos hospitalares em Korodur, novos forros e iluminação. Também foram revitalizados os postos médicos, sala de medicação, farmácia satélite, copa, rouparia e áreas de conforto.

A obra foi coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), dentro do pacote de investimentos liderado pelo governador Wilson Lima para transformar a infraestrutura da rede estadual de saúde.

Tecnologia

A nova Unidade de Internação conta com inovações tecnológicas como o painel digital de monitoramento de leitos, que substitui os antigos quadros manuais. O sistema, integrado ao prontuário eletrônico, permite que a equipe médica acompanhe, em tempo real, a situação dos leitos, exames pendentes, tempo de permanência e outros indicadores clínicos.

Também foram instaladas centrais de chamadas nos leitos e banheiros, permitindo que pacientes e acompanhantes acionem diretamente a enfermagem. A farmácia satélite da unidade armazena todos os medicamentos padronizados da farmácia central, o que agiliza a administração de protocolos e melhora o tempo de resposta no atendimento.

O sistema de climatização hospitalar também foi modernizado, com equipamentos de alta capacidade e rigor técnico, garantindo conforto térmico e qualidade do ar em todos os ambientes.

Mais economia

A modernização do CHS tem gerado resultados concretos, permitindo o aumento do número de profissionais e o fortalecimento de áreas estratégicas. Somente no Hospital 28 de Agosto, o número de farmacêuticos, por exemplo, saltou de 7 para 32 profissionais. Além disso, cada andar passou a contar com atendimento farmacêutico próprio.

As reformas e reestruturações em curso no CHS somam, aproximadamente, R$ 80 milhões em investimentos, com foco na eficiência, na qualidade dos serviços e na valorização da equipe de saúde.

Avanços

A entrega do quinto andar reforça uma série de melhorias já executadas no CHS. Em junho, o governador Wilson Lima inaugurou os novos prontos atendimentos do HPS 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu, com a implantação do modelo Fast Track para casos clínicos leves, um fluxo mais ágil que evita a sobrecarga nas emergências.

Outra inovação foi a instalação da primeira Ressonância Magnética 24 horas da rede estadual, com capacidade para até 750 exames por mês. A estrutura possui recepção, sala de preparo e equipamentos de ponta, ampliando a capacidade diagnóstica da rede pública.

As melhorias também incluem a revitalização da fachada, calçadas, estacionamento, iluminação, ampliação da subestação elétrica, instalação de novos geradores e a entrega de mais de 600 equipamentos de informática e apoio hospitalar.

Com informações da assessoria

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -