33.3 C
Manaus
terça-feira, julho 22, 2025

Alexandre de Moraes determina bloqueio das contas bancárias de Eduardo Bolsonaro

Medida faz parte de inquérito sobre articulações do deputado nos Estados Unidos

Por

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio das contas bancárias do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A decisão é parte de uma investigação que apura sua atuação política nos Estados Unidos. A ordem foi assinada em 19 de julho de 2025 e envolve medidas patrimoniais para impedir a continuidade de ações que, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), visam enfraquecer instituições democráticas brasileiras.

Além das contas bancárias, a decisão abrange chaves Pix, bens móveis e imóveis do parlamentar, além da retenção de seu salário como deputado. Segundo a PGR, Eduardo estaria articulando, junto ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sanções internacionais contra o Brasil, como forma de obstruir a justiça e desestabilizar o sistema democrático.

O bloqueio foi mantido em sigilo até ser confirmado pelo próprio Eduardo Bolsonaro, durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda., na última segunda-feira (21). Na ocasião, ele afirmou que a medida representa uma forma de perseguição política.

Articulação nos EUA

Licenciado da Câmara desde março deste ano, Eduardo está nos Estados Unidos após pedir afastamento de 120 dias. Durante esse período, é acusado de pressionar o governo de Donald Trump a adotar sanções contra o Brasil, incluindo a suspensão de vistos de ministros do STF e a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

A Polícia Federal investiga ainda a transferência de R$ 2 milhões do ex-presidente Jair Bolsonaro para Eduardo. O valor teria sido enviado para custear sua estadia no exterior e financiar ações consideradas antidemocráticas.

Embora a PF tenha considerado pedir a prisão preventiva de Eduardo, optou, por ora, por medidas de bloqueio patrimonial. A decisão levou em conta a baixa efetividade da extradição de brasileiros investigados por crimes políticos, como já observado em casos recentes.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -