Em resposta à operação da Polícia Federal que impôs novas medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os líderes do Partido Liberal no Congresso, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) e senador Carlos Portinho (RJ), convocaram uma reunião emergencial com os parlamentares da legenda. O encontro está marcado para esta segunda-feira (21), às 14h, na Câmara dos Deputados.
Apesar do recesso parlamentar — que suspende as atividades legislativas até a primeira semana de agosto — Sóstenes enviou uma mensagem ao grupo pedindo o retorno imediato a Brasília para discutir estratégias políticas diante do avanço das investigações contra Bolsonaro.
As mobilizações da oposição já haviam se iniciado de forma virtual na última sexta-feira (18), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente. A decisão inclui ainda o cumprimento de recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h durante a semana, além de restrição total de circulação nos fins de semana e feriados.
A convocação da bancada liberal reflete a crescente tensão no meio político e jurídico desde as novas medidas impostas contra Bolsonaro, que também está proibido de manter contato com outros investigados, incluindo o filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
*Com informações da CNN
Leia mais: Pen drive achado em banheiro de Bolsonaro tem conteúdo irrelevante, diz PF