31.5 C
Manaus
segunda-feira, julho 21, 2025

Após embates com políticos do AM, Marina Silva desembarca em Manaus sob escolta da PF para congresso ambiental

A ministra Marina Silva vai participar do Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos e Galícia, em Manaus

Por

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, desembarcou em Manaus na manhã desta segunda-feira (21), sob escolta da Polícia Federal, em meio a um cenário de crescentes tensões políticas e críticas à sua atuação.

O voo, que partiu de Brasília, teve acompanhamento oficial da PF, segundo informações do portal AM1. A medida que reflete o novo protocolo de segurança para autoridades adotado pelo governo federal, mas também sinaliza a escalada de pressão contra a titular da pasta ambiental.

A vinda de Marina à capital amazonense ocorre paralelamente aos preparativos para o Congresso Internacional de Educação Ambiental, que será realizado em Manaus.

Embora o desembarque da ministra tenha sido noticiado, sua presença não consta na agenda oficial do Ministério, mas foi confirmada pela organização do evento em seu site oficial (ealusofono.org). Segundo a programação, Marina participará da conferência de abertura no segundo dia do congresso, previsto para ocorrer nesta terça-feira, 22.

A presença da ministra na cidade acontece em um momento de desgaste político intenso, principalmente por conta do impasse em torno da pavimentação da BR-319 — rodovia estratégica que liga Manaus a Porto Velho e cuja liberação ambiental ainda está travada.

Parlamentares e lideranças do Norte têm cobrado celeridade no processo e criticado duramente o Ministério do Meio Ambiente, acusando a gestão de Marina de prejudicar o desenvolvimento regional.

Pressão

O desgaste de Marina Silva com setores do Congresso Nacional — especialmente com a bancada ruralista — ganhou novos capítulos no início de julho, quando a ministra enfrentou uma série de ataques em audiências na Câmara e no Senado. Em uma sessão tensa na Comissão de Agricultura, deputados chegaram a chamar a ministra de “desconectada da realidade” e “refém de ONGs internacionais”.

Veja também: Marina Silva volta ao Senado após polêmica com senadores do Amazonas

Um dos momentos mais agressivos veio do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que afirmou que Marina “nunca trabalhou, nunca produziu” e a classificou como “adestrada pela esquerda”, chegando a compará-la ao Hamas. O também deputado Zé Trovão (PL-SC) não poupou críticas, chamando a ministra de “vergonha como ministra” e acusando-a de abandonar o Norte e o Nordeste.

Os embates recentes ocorreram menos de um mês após Marina Silva abandonar uma audiência no Senado, após ser verbalmente atacada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), que declarou que ela “não merecia respeito”.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -