Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16) revelou que a grande maioria dos brasileiros, 72%, considera equivocada a imposição de tarifas por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegando uma perseguição política ao presidente Jair Bolsonaro.
Os dados mostram que, para 19% da população, Trump está agindo corretamente, enquanto 72% discordam da medida. Outros 9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa também abordou os impactos da tarifa de 50% anunciada por Trump sobre os produtos brasileiros. Para 79% dos brasileiros, essa taxa afetará negativamente suas vidas ou as de suas famílias. Apenas 17% acreditam que a medida não terá impacto, enquanto 4% não souberam opinar.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa foi conduzida entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 pessoas de 120 municípios do país, com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
*Com informações do G1
Leia mais: Governo publica decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade em meio à tarifa imposta por Trump