31.3 C
Manaus
terça-feira, julho 15, 2025

Reitor da UEA representa o Amazonas em missão internacional no Reino Unido

Prof. Dr. André Zogahib destacou ações da UEA no desenvolvimento e inovação da educação

Por

Em uma missão internacional, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, participou de uma agenda promovida pelo Conselho Britânico (British Council), realizada entre os dias 23 e 27 de junho, nas cidades de Londres e Cardiff, no Reino Unido. A iniciativa reuniu representantes de instituições de ensino superior de 22 países e teve como foco o fortalecimento da educação transnacional e a construção de parcerias internacionais.

Representando a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o reitor esteve presente nas atividades realizadas em Londres e apresentou um panorama das políticas e ações desenvolvidas pelas universidades filiadas à Abruem. Durante a sessão de apresentações de instituições brasileiras, destacou os avanços da UEA no desenvolvimento científico e social do estado do Amazonas, com ênfase nas ações voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também reforçou o papel estratégico da universidade enquanto maior instituição multicampi do país, com apoio do Governo do Estado e do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na cidade de Cardiff, entre os dias 25 e 27 de junho, a missão seguiu com o evento internacional “Deep Dialogues – Transnational Education: exploring glocalization strategies” (Diálogos Profundos – Educação Transnacional: explorando estratégias de glocalização), com foco em estratégias de internacionalização em diferentes contextos culturais e acadêmicos. As discussões abordaram a educação transnacional como vertente emergente no Brasil e ampliaram o intercâmbio de experiências entre os países participantes.

No dia 26, a comitiva brasileira conduziu parte das atividades na Universidade Metropolitana de Cardiff. A UEA esteve novamente em destaque com a participação da Prof.ª Dra. Vanúbia Araújo Moncayo, assessora de Relações Internacionais, selecionada como relatora de uma das mesas temáticas. Na ocasião, Vanúbia apresentou experiências de internacionalização da UEA e de instituições da Nigéria, Reino Unido, Tunísia e Bangladesh, com destaque para os impactos da parceria com a Embaixada da França e ações em sete municípios do interior do Amazonas.

Entre os impactos imediatos da missão, destacam-se:

A valorização do papel das universidades estaduais e municipais por meio da atuação da UEA junto à Abruem;

A presença da UEA em discussões de alto nível com representantes de instituições de 22 países;

O intercâmbio de ideias entre a UEA e universidades do Reino Unido e de outros continentes;

O início de tratativas para colaborações acadêmicas futuras;

A abertura de possibilidades de intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão;

A consolidação de uma rede de apoio internacional para temas relacionados à educação transnacional;

A viabilidade de parcerias estratégicas com vistas à mobilidade acadêmica;

A oportunidade de participação em editais do British Council voltados a projetos de cooperação internacional.

A comitiva brasileira na missão foi composta pelo Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib (UEA/Abruem); Prof.ª Dra. Vanúbia Araújo Moncayo (UEA); Prof. Dr. Nilson Júnior (UEA); Prof.ª Dra. Camila Ítavo (UFMS/Andifes); Prof. Dr. Rui Oppermann (Capes); e Prof.ª Dra. Dalila Andrade Oliveira (CNPq).

*Com informações da assessoria

Leia mais: UEA investe na qualificação de secretários para aprimorar gestão acadêmica

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -