27.3 C
Manaus
terça-feira, julho 15, 2025

Desabando na alfabetização: Manaus não bate meta

Apenas 50,13% das crianças da rede pública da capital foram consideradas alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental

Por

Em charge do O Convergente, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e sua irmã, a ex-secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, aparecem despencando em direção ao índice de alfabetização registrado pela capital em 2024. A imagem simboliza a queda no desempenho da rede pública municipal, que não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano.

Segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Inep, Manaus alcançou apenas 50,13% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, ficando bem abaixo da meta nacional de 56,8%. A situação se torna ainda mais preocupante diante da meta de 59,9% prevista para 2025, representada na charge como o próximo alvo – cada vez mais distante, enquanto a educação escorrega.

O contexto por trás da imagem é agravado por uma série de denúncias envolvendo a gestão de Dulce Almeida à frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, Dulce é alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por suposto desvio de R$ 41,8 milhões do Fundeb para o fundo municipal de assistência médica aos servidores, o que é ilegal segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Vale lembrar que o município foi excluído do recebimento de recursos complementares do Fundeb — cerca de R$ 53 milhões — por não cumprir critérios mínimos de transparência.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -