A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta terça-feira (8) a última sessão plenária antes do recesso parlamentar, encerrando os trabalhos do primeiro semestre de 2025 com uma reunião ordinária. A pausa oficial teria início no próximo dia 16, mas, com a antecipação de sessões em formato extraordinário, os vereadores encerraram as atividades legislativas regulares mais cedo.
Antes da sessão plenária e contou com a participação de um único orador: o vereador Zé Ricardo (PT). A sessão foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Jander Lobato (PSD).
Para ajustar o calendário interno, a CMM utilizou o recurso das chamadas “sessões compensatórias”, estratégia que permitiu a antecipação do recesso. No dia 9 de junho, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária para substituir a de 15 de julho. No dia 16 do mesmo mês, outra sessão foi feita para suprir a ausência no dia 14. A sessão prevista para 9 de julho foi antecipada para 2 de julho.
Com o encerramento das atividades nesta terça-feira, o plenário Adriano Jorge, sede das deliberações legislativas, deverá permanecer fechado até o retorno oficial dos trabalhos, previsto para o dia 5 de agosto, uma segunda-feira. A primeira sexta-feira do mês, dia 1º, não terá sessões, conforme a prática usual da Casa.
Leia mais: David Reis destaca protagonismo da CMM em promover debate sobre COP30