Durante evento da Petrobras realizado nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu publicamente a possibilidade de disputar um novo mandato em 2026.
“Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo estiver como eu estou pensando, este país vai ter pela primeira vez um presidente eleito 4 vezes”.
A fala foi interpretada como um recado direto a críticos de sua gestão. Caso confirme a candidatura, Lula poderá buscar o quarto mandato presidencial — algo inédito na história política do país.
O presidente também comentou a recente tensão entre o Executivo e o Congresso Nacional, após o impasse gerado pelo decreto que alterava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo Lula, o episódio não representa uma crise entre os poderes:
“Parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que tenho com o Congresso. O Congresso aprovou 99% das coisas que mandamos. Quando tem uma divergência, é bom para a gente sentar à mesa, conversar e resolver”.
Lula ainda rebateu as especulações sobre o encerramento precoce do atual mandato e apontou que o foco deve permanecer na gestão: “Eu não quero nervosismo porque só tenho um ano e meio de mandato. Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente já pensando em eleição”.
Leia mais: Ministro chama Omar Aziz de “governador” e aquece bastidores políticos no AM