Durante o lançamento do programa Manaus Por Você, nesta sexta-feira, 4, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, fez uma declaração que rapidamente repercutiu no meio político local. Ao saudar o senador Omar Aziz (PSD), o ministro fez uma menção ao cargo de governador, gesto interpretado como um possível apoio velado à pré-candidatura do parlamentar ao Governo do Amazonas em 2026.
“Quero Saudar esse grande amigo, esse grande brasileiro. Sei que vocês do Amazonas o conhecem, mas eu quero registrar aqui o papel importante para a democracia, para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas e do Brasil, esse nosso querido senador… Será que chamo de governador? Omar Aziz”, disse o ministro, seguido de aplausos do público presente.
Ver essa foto no Instagram
A fala, feita diante de autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes do governo federal e municipal, provocou sorrisos e movimentou os bastidores políticos ao ser vista como um sinal público de reconhecimento e incentivo à eventual candidatura de Omar ao Executivo estadual.
Veja também: Bastidores: Com holofotes em Parintins, Omar Aziz cumpre agenda em evento religioso em Manaus
Vale lembrar que Omar esteve no evento por fazer parte do grupo político do governo Lula (PT). Pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições 2026, o senador já foi governador do Estado e agora busca novamente ocupar a vaga.
Ministro
Wellington Dias esteve em Manaus para anunciar novas ações sociais em parceria com o governo federal e o município. Entre as medidas destacadas estão a ampliação de programas de transferência de renda, segurança alimentar e incentivo à inclusão produtiva, focando nas populações em situação de vulnerabilidade social.
Pré-campanha em construção
Apesar de faltar pouco mais de um ano para as eleições, Omar Aziz tem adotado uma postura de maior presença em eventos públicos, aproximação com lideranças regionais e articulação com ministros do governo federal.
No último fim de semana, o senador esteve em um evento religioso na capital amazonense para cumprir agenda política, mas recentemente Omar tem feito diversas viagens no interior do Estado para ações políticas.