O senador Omar Aziz (PSD-AM) liderou nessa quarta-feira, 2, uma reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para cobrar a conciliação entre preservação ambiental e o desenvolvimento econômico no Sul do Amazonas. A iniciativa aconteceu com a presença de parlamentares da bancada amazonense e prefeitos da região.
“É possível sim conciliar o setor produtivo com o meio ambiente! Foi para defender esse diálogo que nos reunimos, no Palácio do Planalto, com o senador Eduardo Braga, os deputados Átila Lins e Sidney Leite, além de prefeitos e lideranças do sul do Amazonas”, afirmou Omar.
Durante o encontro, os representantes do Amazonas apresentaram à ministra uma proposta para estabelecer um canal permanente de diálogo entre o Governo Federal, o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o ICMBio. O objetivo é encontrar soluções que viabilizem o desenvolvimento sustentável sem abrir mão da preservação ambiental.
A pauta foi centrada nos desafios enfrentados por municípios como Manicoré, Humaitá, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Lábrea, onde a população, segundo o senador, sofre com entraves burocráticos e limitações para empreender, produzir e gerar empregos devido às restrições ambientais.
Segundo Omar Aziz, é urgente que o Governo Federal ouça quem vive na floresta e promova políticas que garantam oportunidades econômicas com responsabilidade ecológica.
“A ministra se colocou à disposição para abrir essa interlocução, buscando um equilíbrio entre o cuidado com a floresta e as oportunidades de quem vive nela”, destacou o senador.
Um apelo por soluções reais
Omar reforçou que o debate sobre a Amazônia precisa ir além dos discursos, com medidas concretas que aliem progresso e proteção ambiental.
“Nós somos a favor da preservação, não somos a favor dos desmatamentos irregulares e eles [o governo federal] também não são a favor, porque isso prejudica eles hoje. E nós estamos aqui com a ministra, esperamos que a gente possa ter uma solução mais rápida”, continuou Omar.
Gleisi Hoffman também comentou sobre a iniciativa e disse que ficou sensibilizada sobre as pautas levantadas pelos parlamentares:
“Fiquei muito sensibilizada com os relatos porque, de fato, eles trazem a situação com a propriedade, mas também com os relatos que têm a ver com a vida das pessoas. Claro, nós temos todo o cuidado com a questão ambiental, o desmatamento, mas precisamos também saber o que está acontecendo e o que de fato é errado, ou não é. Então a minha disposição é conversar com a ministra Marina, o Ibama, para estabelecermos uma mesa de diálogo para encaminhar essa solução da melhor maneira possível”, prometeu.