O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira, 2, que “é muito cedo” para se falar sobre o processo eleitoral 2026 e afirmou que sua preocupação é evitar que as eleições atrapalhem as ações do Estado. Em declaração durante coletiva de imprensa, Lima reforçou que seu foco atual está nas entregas do governo, especialmente em municípios que enfrentam crises, como Apuí.
“A questão eleitoral é para 2026. Está muito cedo para se falar sobre essas questões, e a minha preocupação é que o processo eleitoral contamine as ações do Governo do Amazonas. Nosso foco tem sido fazer as entregas que são importantes, principalmente naquelas cidades mais críticas, como é o caso de Apuí”, afirmou Wilson Lima.
Ver essa foto no Instagram
A fala foi uma resposta a questionamentos sobre um possível apoio à candidatura do atual vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), para as eleições de 2026. Wilson, que está em seu segundo mandato e não pode mais se reeleger, desconversou e afirmou que “ainda é muito cedo para se falar sobre essas questões”.
Vice pode mudar de partido
Na quarta-feira (2), o governador também foi questionado sobre rumores de que Tadeu de Souza deixaria o Avante para se filiar ao União Brasil, partido de Lima. Embora tenha confirmado que há conversas sobre o assunto nos bastidores da sigla, Wilson disse que ainda não discutiu diretamente o tema com o vice.
Veja também: “Nada concreto”, diz Wilson Lima sobre rumores de Tadeu no UB
“Pessoalmente, ainda não conversei com o Tadeu sobre essas questões políticas, sobre o União Brasil. Houve de fato uma movimentação nesse sentido, de algumas conversas de pessoas que são próximas ao União com o Tadeu, mas não tem nada concreto”, disse.
Para o governador, esse tipo de articulação política exige cautela e maturidade. “É importante conversar com todo mundo, mas isso faz parte de um processo de amadurecimento, para que lá na frente se possa tomar uma decisão nesse sentido, tanto da parte do União Brasil quanto da parte do Tadeu”, acrescentou.
Senado em 2026?
Vale lembrar que, apesar de sinalizar que vá permanecer no posto de governador até o final do mandato, Wilson Lima é cogitado como pré-candidato ao Senado em 2026. Nessa quarta-feira, o chefe do Executivo estadual, contudo, novamente preferiu se esquivar de qualquer sinalização e classificou o debate como “prematuro”.