Em entrevista ao programa Debate Político, a especialista em Direito Eleitoral Denise Coelho comentou a análise, no Senado Federal, do novo Código Eleitoral que, se aprovado, trará mudanças significativas na dinâmica eleitoral — como, por exemplo, a redução no percentual de candidaturas femininas.
O programa Debate Político com Denise Coelho vai ao ar na próxima terça-feira (27), às 20h30, pela Rede Onda Digital, canal aberto 8.2, e também pelo YouTube, tanto da Rede Onda Digital, quanto do O Convergente.
“Para que essa reforma seja aplicada na eleição de 2026, ela tem que ser aprovada no Congresso até dia 6 de outubro, um ano que antecede a eleição. Eu acho muito difícil, enquanto especialista e cidadã, que essa reforma vá passar”, apontou.
Ver essa foto no Instagram
Como justificativa, a especialista afirmou que, caso seja aprovada a reforma, estarão colocando a representatividade feminina de fora da disputa.
“Porque dentro do Congresso, não temos uma maioria de representatividade feminina, então vão estar colocando aqueles que vão estar no jogo eleitoral de 2026, diminuindo pelo menos 20% das cadeiras para serem ocupadas por eles mesmos. Nesse sentido, eu já acho muito difícil passar essa reforma, até pelo prazo”, analisou.