26.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 21, 2025

Projeto leva universitários à Câmara de Manaus para experiência prática sobre o Legislativo

Iniciativa da Escola do Legislativo busca aproximar universitários do processo democrático com visitas guiadas e atividades práticas

Por

Trocar a sala de aula pelo plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi a experiência vivenciada por 40 alunos do curso de Direito do Centro Universitário UniNorte, nesta quarta-feira (21 de maio). A atividade faz parte de um projeto promovido pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, com o objetivo de integrar a teoria acadêmica à prática legislativa.

Durante a visita, os universitários acompanharam a “Tribuna Popular” no plenário Adriano Jorge, receberam explicações sobre a tramitação de Projetos de Lei e tiveram a oportunidade de dialogar com vereadores da Casa. Para os alunos, a experiência proporcionou uma nova perspectiva sobre o papel do poder público e o funcionamento da democracia.

“Essa vivência é muito importante porque nos permite relacionar a teoria estudada na faculdade com a prática legislativa, que muitas vezes não temos acesso. Foi enriquecedor observar a transparência do processo, o compromisso com a sociedade e o papel das Comissões no controle e na aprovação das leis, sempre dentro da legalidade e respeitando a Constituição”, afirmou Amanda Sarkis, acadêmica de Direito.

Além de conhecerem o plenário, símbolo das decisões políticas da cidade, os estudantes também visitaram setores estratégicos da Câmara, como a Diretoria de Comunicação da Casa. A diretora Roberta Bindá apresentou aos alunos como são produzidos os conteúdos informativos destinados à população.

“Apresentamos a estrutura da Comunicação da Câmara e o trabalho das equipes que produzem conteúdo para TV, rádio, site, redes sociais e imprensa. Os alunos conheceram os estúdios, a redação e o trabalho dos intérpretes de Libras, que garantem acessibilidade aos conteúdos”, destacou a diretora.

A visita dos alunos incluiu ainda uma palestra com o vereador Gilmar Nascimento (Avante), que é advogado, e contou com o acompanhamento de professores da instituição.

Para o professor universitário Allan Magalhães, a iniciativa rompe as barreiras da sala de aula e aproxima os futuros profissionais da realidade política. “Rompemos os muros da universidade e viemos à Casa do Povo. Estar aqui, acompanhando o trabalho do Poder Legislativo, é fundamental para entender como as leis são feitas. Essa experiência enriquece não só a formação acadêmica, mas também a nossa vivência como cidadãos”, reforçou o professor.

A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, também ressaltou a importância da ação. “Esse projeto é muito importante porque complementa a teoria aprendida em sala de aula com a vivência prática. Aqui, os alunos conhecem de perto o funcionamento do Poder Legislativo, entendem quem são os vereadores, qual o papel da instituição e, principalmente, como uma lei é elaborada e tramitada até ser aprovada no Parlamento”, explica a coordenadora.

As visitas institucionais acontecem semanalmente e estão abertas a instituições de ensino superior que tenham interesse em participar. Até o mês de maio, cerca de 80 estudantes já participaram da ação. As instituições interessadas em agendar visitas à CMM devem acessar o site oficial da Casa Legislativa.

*Com informações da assessoria

Leia mais: Fiscalização do transporte coletivo reacende debate sobre fim dos cobradores de ônibus na CMM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -