As articulações políticas de olho nas eleições de 2026 já começaram a ganhar força no Amazonas. No último fim de semana, lideranças do PL-AM estiveram no interior do Estado em uma agenda voltada ao apoio à agricultura familiar. No entanto, nos bastidores, a ação é vista como um indicativo claro de que a direita já deu início às movimentações de pré-campanha.
A comitiva foi liderada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto – que confirmou ao O Convergente que pretende disputar uma vaga no Senado Federal. Outros políticos também estiveram na viagem: Sargento Salazar, Capitão Carpê, Coronel Rosses e o deputado estadual Delegado Péricles.
Ver essa foto no Instagram
Nos bastidores políticos, o nome do vereador Sargento Salazar é cotado para a disputa de deputado federal. No programa Debate Político, do O Convergente, Capitão Carpê afirmou que tem interesse em se candidatar para deputado estadual.
Fontes nos bastidores ainda apontam uma possível indicação de Delegado Péricles para a disputa de deputado federal, enquanto Coronel Rosses poderiam vir a se candidatar para estadual.
Na avaliação do analista político Helso Ribeiro, a movimentação da bancada do PL um ano antes do período eleitoral representam uma clara tentativa – de acordo com a opinião dele – de conquistar votos no interior do Amazonas.
“Não sei se eles vão chegar e vão dizer: ‘Sim, já estamos fazendo uma pré-campanha’. Se botar na máquina da verdade, isso aí pra mim é claro, fica claro que já estão visando a eleição do ano que vem, tentando ver se conquista [votos], porque aqui na capital, a princípio, eles têm [votos]”, avaliou.
O analista político ainda faz relação das movimentações da bancada da direita com o resultado da eleição presidencial de 2022, onde o presidente Lula (PT) obteve um maior número de votos no interior do Amazonas.
“Na capital, a princípio eles têm 60% talvez, um pouquinho mais um pouquinho menos, e no interior não. Teve interior que o Lula teve 80% de votos. Então, essa ida ao interior, é claro, que eles vão estar lá com a etiqueta: ‘Eu sou deputado estadual tenho que fiscalizar o Estado inteiro'”, apontou.
Helso Ribeiro afirmou que, na análise política, é possível identificar que as ações da bancada representam uma possível pré-candidatura.
“Para mim é evidente: é uma pré-candidatura deles já para deputado estadual, deputado federal e ao Senado. Então, eles estão objetivando tocar numa ciara que a princípio eles são muitos fracos. Não só eles, como outros políticos vão intensificar cada vez mais esse momento de pré-campanha”, afirmou.
Visita ao interior
Em visita ao distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (AM), uma comitiva do Partido Liberal do Amazonas (PL-AM) reforçou neste sábado (17) sua estratégia política para ampliar apoio fora da capital em preparação para as eleições de 2026. A ação foi liderada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto, presidente estadual da sigla, e contou com a presença dos vereadores Sargento Salazar, Capitão Carpê, Coronel Rosses (também presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus), além do deputado estadual Delegado Péricles.
Durante a visita, Alberto Neto vestiu uma camiseta com a frase “Amazonas também é agro”, simbolizando o apoio da legenda ao setor produtivo rural. Segundo ele, agricultores e pecuaristas da região estariam sendo “criminalizados” por órgãos do governo federal, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A ação integra uma tentativa de ampliar a presença do PL em áreas do interior do estado, onde o partido avalia que há espaço para crescer eleitoralmente, principalmente após o desempenho abaixo do esperado nas últimas eleições fora da capital.
Durante o encontro, Alberto Neto também realizou uma chamada de vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro. No diálogo transmitido ao público presente, o deputado destacou que Bolsonaro obteve mais de 90% dos votos na localidade nas eleições de 2022. Ele aproveitou a ocasião para reforçar o apoio da população local ao ex-presidente.
____
Por Camila Duarte e Jonas Wesley
Ilustração: Marcus Reis
Correção jurídica: Letícia Barbosa
Leia mais: Senadores do AM intensificam presença no estado em ano pré-eleitoral